A FESTA 

Numa sociedade globalizada cada vez mais obcecada com a eficiência, o trabalho e a produtividade, quando é que temos tempo para festejar e, em particular, onde é que temos o direito de fazer festa nessas cidades cada vez mais reguladas, supervisionadas e controladas? Que forma isto pode tomar, como expressar isto e em que tipo de espaço?
Jean-François Prost da Adaptive Actions e o Goethe Institut estão lançando uma convocatória aberta (aberto a todos) sobre o tema “A Festa” no Brasil. Nesta ocasião, procuramos contribuições fotográficas que explorem a festa em todas as suas formas, lugares e situações e como um espaço-tempo de liberdade, prazer ou resiliência em uma era de maior controle e em ambientes onde nossas atividades, nossas ações são cada vez mais enquadradas, regulamentadas e planejadas. Também estamos interessados em fotografias que forneçam uma visão crítica da festa institucionalizada, espetacular e lucrativa de hoje.


***

Goethe-Institut abre convocatória de fotografias para exposição
Profissionais e amadores podem participar de mostra coletiva com temática de “Festa” e curadoria do artista visual canadense Jean-François Prost

Onde, como e com quem você faz festa? Este é o mote que orienta a convocatória de fotografias “A Festa e interrupções da vida diária”, proposta pelo artista visual e arquiteto Jean-François Prost (Canadá), um dos atuais residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia. A ideia é reunir imagens de todo tipo de pessoa, profissionais e amadores, que tenha registrado momentos de festa, revelando olhares e aspectos dos mais diversos sobre estas situações, para composição de uma exposição coletiva na Galeria do Goethe-Institut. Além da oportunidade de participação na mostra, os candidatos concorrerão a um Prêmio Júri Popular no valor de R$ 300,00 e a um Prêmio da Curadoria, para exibição individual no totem do instituto. As inscrições ficam abertas até o dia 3 de outubro, emhttp://bit.ly/convocatoriaafesta, e a exposição será aberta no dia 10 do mesmo mês.

A iniciativa se relaciona a um projeto multidisciplinar e participativo de publicação do Adaptive Actions (www.adaptiveactions.net), programa conduzido por Jean-François em Londres e Montreal, sobre a ideia de “La fête” (A Festa). A busca é por fotografias que expressem a celebração, a alegria, o excesso, a sensualidade, a intimidade, as sensações, as emoções, a exuberância, a criatividade, a inventividade e o entusiasmo prospectivo, participativo e da experiência emancipatória da festa.

No universo de possibilidades, são aceitas fotos de pessoas (dançando, cantando, dormindo, trabalhando durante festas), objetos (rádios portáteis, trios elétricos etc.), arquiteturas e situações que criam e definem o momento anterior, do durante ou de após festas. Também de ações, gestos e detalhes que definem e transformam a experiência do espaço e criam a ambientação da festa. As imagens podem ser de festas nas ruas, populares, públicas ou privadas, abertas ou secretas, comuns ou incomuns, em espaços domésticos ou de trabalho, planejadas ou espontâneas.

Não é exigido apuro técnico: as fotografias podem ter sido feitas em qualquer tipo de câmera, inclusive de celulares, e mais importam percepções fora da obviedade do que questões como foco e enquadramento. Reunir uma pluralidade de experiências e percepções dos soteropolitanos sobre o ato de festejar e o que acontece neste contexto é o objetivo principal.


CONVOCATÓRIA DE FOTOGRAFIAS
A Festa e interrupções da vida diária
Onde, como e com quem você faz festa?
Inscrições: até 3 de outubro de 2018


Aucun commentaire: